quinta-feira, 22 de setembro de 2016

MITOS SOBRE EXU QUE VOCÊ NEM SABIA



                       EXU NÃO É ESCRAVO
                       EXU NÃO É DIABO
                       EXU DE QUIMBANDA E EXU DE UMBANDA
                       KIUMBANDA



  Voltando a Africa para revelar um dos planos mais nefasto da igreja católica contra o povo negro, no objetivo de catolizar os africanos sem derrubar de vez a crença local a igreja mudou o nome de Deus Javé para Olorun e demonizou Exu substituindo, onde se lê diabo na bíblia africana se lê Exu.
  O fato é, na Africa cada estado cultua um Orixá, diferente daqui do Brasil onde cultuamos vários Orixás, a igreja percebeu que Exu era o mais importante, pois era cultuado em toda parte, assim viram o perigo e a força de Exu, Exu tinha que ser desconstruído.



  Hoje no Brasil a religião de Umbanda em seu lado africano ainda trás uma visão católica do assunto Exu, fato que fez a Umbanda evitar o trabalho de Exu já que Exu era visto como um ser diabólico e era descrito como Pam o deus dos pastores com patas e rabo usando chifres na cabeça, suas imagens eram pintadas de vermelho, uma montagem que remota ao diabo, não creio em diabo mas pense se ele existir não sera um ser mitológico. As ideias da igreja foi tão raizadas que hoje ainda há Umbandistas que chamam Exu de escravo de caboclo, o que na verdade é um grande engano.



 Exu não é escravo de ninguém pelo contrario Exu é mensageiro dos Orixás, posição essa dada por Oxalá para Exu e a lei estabelece ainda mais, que Exu come primeiro, isto significa que se não servir Exu o trabalho ou oferenda a qualquer Orixá não terá valor. Sem dúvida isso já põe nosso Exu num patamar bem alto, mas alguém perguntara e o Exu catiço que relação tem com Exu Orixá, muita relação que se estabelece quando do ritual que fazemos no assentamento, pois seguimos um ritual africano muito usado no Congo e Angola, embora que o culto Exu iorubá é bem diferente,  mas outros dirão, meu Exu não é africano é europeu ou é indígena, mesmo assim reforço a partir do momento de sua feitura ele agregará na esfera espiritual a essa egrégora trabalhando sob radiação do Orixá Èsù, sem qualquer envolvimento direto, além de que um espirito não tem nacionalidade. É importante ressaltar que os cultos não podem ser misturados, a festa de quimbanda é realizada em dia diferente da festa para Orixás, pois Orixás são divindades e Exu catiço é espirito, não esta agregado ao catiço o papel de mensageiro. Então o mais próximo que um catiço pode chegar é do Orixá Èsù por meio de um antepassado que o representa no mundo dos espíritos.



 Os Exus a que a Umbanda se refere não são os mesmos da quimbanda, o Exu da umbanda é aquele que só vem uma vez por mês para limpar as energias negativas dos centros, na verdade são Kiumbas esses sim podem ser descritos como escravos, suas atitudes são bruscas, violentos, não falam direito, tem mão em forma de garra, já o Exu da Quimbanda se comporta de forma humana de forma normal, na sua chegada sim podem e devem esboçar uma animalidade que remete os tempos de Kiumba, essa animalidade é força usada no mundo espiritual contra Kiumbas errantes que são fora do controle das falanges, esses errantes são perigosos e muito usados em bruxaria do mal. Outro dia fui questionado do porque cultuar deuses da Africa já que não sou africano, respondi com base no mundo espiritual como disse espirito não tem nacionalidade, orixá começou a ser cultuado na Africa, mas Orixá são as forças da natureza e as forças da natureza estão em toda parte.
  Bom com base no assunto Exu, para encontrar Exu vá na Quimbanda e não na Umbanda a não ser que a Umbanda seja cruzada, então encontraremos Exu, mas alguém ainda pode perguntar e aquelas sessões de Exu onde se bebe até cair, come vidro e brasa, é Exu ou é Kiumba, então eu vos digo nem uma coisa nem outra, é fantasia.

2 comentários:

  1. Obrigado pela participação Katastrofiki Ekstasi, mas não é meu objetivo no blog essa divulgação apenas faço uma abordagem do meu ponto de vista e que com certeza não é a verdade absoluta, mas é com amor a Kimbanda, não é salutar a Quimbanda e a quem a pratica o uso da rede social para divulgação desse trabalho espiritual, na minha visão quanto menos participantes melhor, a fim de reduzir os fantasiosos e não falo do uso de nomes satânicos usados por muitos, pois tem muita gente boa que os usa embora isso não seja bom para os satanistas que preferem a descrição, pois é uma filosofia diferente. Mas vejo que pode ajudar a quem Exu precise como recorrer, visto que todo culto é livre e um direito por lei garantido pensei em levar um elo de ligação simples e eficaz aos que estão perdidos para que reconheçam sua própria força interior.

    ResponderExcluir
  2. Por que parou com o blog ? Muota materia boa e interessante

    ResponderExcluir