domingo, 10 de janeiro de 2016

MESTRE ZÉ PELINTRA

                                                                       


                                                                             ZÉ

                                         ZÉ PELINTRA MESTRE DA JUREMA< AMIGO DOS PRETOS VELHOS< EXÙ NA QUIMBANDA E BAIANO NA UNBANDA< MALANDRO NO SENTIDO DE SOBREVIVÊNCIA



Homenageado no carnaval carioca seu Zé figura respeitada em todos terreiros entidade mais antiga que a própria fundação legal de Umbanda, nada mais brasileiro que Zé.




Embora Zé seja mestre Juremeiro ele vem se manifestar em vários seguimentos espirituais como umbanda e quimbanda, mas quem é essa entidade que fez quebra de paradigma no catimbó, numa seção de Jurema ele se manifestou, mas foi acolhido por mestre Carlos e aceito desde então por todos os mestres mais sisudos, mestre Zé Pelintra trouxe a alegria que faltava no culto.


Ele Zé Pelintra é tão famoso que muitos brigam por ele na questão se ele é do RJ ou do norte ou do nordeste, mas Zé é do Brasil.



O fato é que Zé Pelintra é um Mestre de Jurema. E este grau mágico espiritual ele carregou até começar a atuar em nossa religião.  Zé Pelintra é um Mestre de Jurema que trabalha nos dias de hoje em nossa religião. Diria que hoje Zé Pelintra é um mestre juremeiro umbandista, porque na verdade ele pode trabalhar em todas as linhas de Umbanda!
Ele continua a transitar como fazia na Jurema e hoje na Umbanda não poderia ser diferente.
Também acredito que quando Zé Pelintra começou a se apresentar, as sessões de Macumbas Cariocas entenderam logo Zé Pelintra como Exu pelo seu jeito espontâneo e despido de roupagens, digamos, elitistas. E, pela sua forma de atuação e sua fama de Mestre Malandro, logo foi encaminhado para a linha da Esquerda trabalhar como Exu.Mais tarde, na Umbanda, perceberam sua atuação na Direita e logo foi encaminhado também para atuar na linha de Baianos, fato este que comprova sua atuação nas duas vias de atuação, Direita e Esquerda.
                                                              
                                                          JUREMA
    Mestre Carlos, Mestre Antônio e outros mestres são moralistas e sisudos, mestre Zé é mais descolado, assim foi fácil chegar também na Macumba carioca, a macumba é mais antiga que a umbanda e misturava entidades de vários ritos tudo numa mesma sessão, Pretos velhos, caboclos, exus tudo junto e misturado, não havia ainda a linha de marinheiro linha de baiano, Zé Pelintra se manifestou na macumba como exu juntamente com mestra Maria Padilha, isso ela mesma Pomba Gira mestra de jurema.
Zé chegou ao posto da luz e comanda uma falange de Zés que atua em varias vertentes, agora o chefe da falange dos Zés, é Zé da Luz tornando-se a figura mais interessante estudada até hoje. 
A família de Zé veio de Portugal José Phelintra, que teve seus filhos, Maria Pelintra , Antônio Pelintra, Francisco Pelintra e José Pelintra Jr. o nosso Zé que era católico devoto de Santo Antônio e Nossa Senhora do Carmo. Todos ligados ao espiritismo também, Antônio Pelintra se manifesta como caboclo de Mina e é referenciado como caboclo Guapindaia. Nosso Zé Pelintra o mais jovem foi o único criado por sua mão na boate Hollywood, foi feito ou tombado na semente de jurema para fechar o corpo, cresceu e se apaixonou por Maria Luziara hoje também mestra de jurema.
Catimbó, Toré, mesa Branca, Jurema, Mina, quimbanda e Umbanda, Pernambuco, Alagoas, Maceió e Rio de Janeiro, Zé é adorado por todos e na quimbanda conquistou todo o Brasil.   
                                                       

Chá da Jurema se diz que é mais forte que o Santo Daime pelo menos 3 vezes mais forte, a jurema é um vinho com alcool ou sem, uns acreditam que a jurema representa a água, já na Euasca é o fogo e a água que completam.
Umbanda é mais Banto do que yoruba ou Ioruba, a Quimbanda ou Kimbanda é mais Angola que é igual a curandeiro nksi, os Pretos Velhos é culto Macumbus almas é Comgo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário