domingo, 23 de agosto de 2015

SOMOS TODOS CAVEIRAS


    Exú Tata caveira



As histórias de exús são na verdade são declarações de cada espírito de sua passagem na terra, um Tata Caveira pode ter uma história de vida diferente de outro Tata Caveira mesmo sendo espíritos da mesma falange, quero dizer que não podemos levar em conta o que lemos sobre a vida de exú e pomba gira na terra como encarnados. 
Cada entidade teve sua passagem entre os vivos e com certeza tem um relato verdadeiro do que viveu aqui entre nós, é verdade também que eles não podem nos dar detalhes e nem seus nomes verdadeiros, pois por certo alguns podem ter feito parte de nossas famílias, esse é outro motivo para adotar o nome da falange, o que eu quero dizer é que não tomemos como verdade unica as histórias relatadas sobre os exús em geral.


  No caso de Tata Caveira existe uma história que conta que Tata Caveira era do Egito, 670 dc e que se chamava Próculo, nome recebido em homenagem a um soldado romano no tempo de Calicula, Próculo seria um rei em uma aldeia próximo ao rio Nilo, por sua boa colocação geográfica a aldeia era desejada e por esta razão foi tomada por outro povo, na invasão o povo de Próculo sofreu com mortes sobrando apenas 49 pessoas entre estas o Próprio Próculo, ele seus companheiros foram queimados vivos e mesmo queimado Próculo ainda viveu mais 21 dias totalmente desfigurado, ele se tornou uma caveira que podia falar, as crianças da nova aldeia faziam perguntas a ele e ele gentilmente respondia fazendo brincadeiras, mas as infecções foram graves e a pele sem tratamento e exposta as moscas se tornaram um martilho levando-o a morte.




FOTO DO SOLDADO ROMANO PRÓCULO
NO FILME POMPEYA


IMAGEM ROMANA A PRÓCULO
O Próculo tem muitas histórias, existem pelo menos quatro pessoas importantes na história romana com esse nome, três era soldado, e em uma delas ele morreu com 28 anos assassinado.

 Próculo o do Egito morreu jovem segundo a lenda com 28 anos era de família pobre mas com seu trabalho e visão para os negócios ele juntou fortuna, o tanto para chefiar uma aldeia.

 Falando sobre a entidade Tata Caveira, a quem diga que suas manifestações são monstruosas e outras vezes não, sempre reservando uma surpresa na sua chegada, mas isso se da por motivos vários como no caso de demanda, Tata Caveira se identifica com médiuns (matéria ) que sejam pessoas tranquilas e amigos fiéis como ele é, se você for amigo de Tata Caveira hoje sempre será, e ele será fiel a você sempre, mas não o trai, pois a traição é crime grave com essa entidade e terá um inimigo para sempre.
 Tata Caveira não admite maus tratos com crianças ele sempre foi bom com os pequenos segundo sua lenda, aborto por exemplo que não seja natural é certo que ele dará uma penitência de longa data.
RITUAL
Na quimbanda a matança de animais é feita no mínimo possível, uma ave para cada exú, também não se faz o ritual de corte para mais de seis exus no mesmo dia, isso é três casais de exú, com relação a carne animal só se usa no ritual o eje, azas, patas, cabeça e penas, a carne pode ser consumida como axé, sem perder nada, não corte animal nenhum no cruzeiro, seu exú recebe eje em casa, se cortar no cruzeiro é para kiumbas ou quiumbas. Muitos quimbandeiros cortam no cruzeiro por não ter templo ou casinha de exú, ou quando querem impressionar um consulente levando a pessoa até para o portão da calunga, mas isso não passa de espetáculo, é raro os trabalhos de portão e geralmente nem vai eje é só oferenda, não suje a cidade escolha locais mais rurais de terra se possível e nada de copos, garrafas e pratos de plastico, despache no chão, esses itens mais decorativos são usados só na casa.


 Ele se apresenta em forma de caveira muitas vezes assustando seus aparelhos, mas pode aparecer como homem normal de carne e osso, dizem que sua imagem foi baseada num rei sentado num trono em forma de tumba e que sua aparência de caveira serve para sempre nos lembrar que ninguém é melhor que ninguém, sem preconceitos de cor, raça e crença, SOMOS TODOS CAVEIRAS.

Um comentário:

  1. SAVE MEU EXÚ MEU GRANDE AMIGO MEU SENHOR MEU PAI MEU ANJO MEU TUDO NESSA E NO ALÉM VIDA MEU SENHOR EXÚ TATÁ SETE CAVEIRA DAS ALMAS LAROYÊ ESU TATÁ CAVEIRA É AMOJUBA KIMBANDA

    ResponderExcluir